quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Pernil a Pururuca


 
Ingredientes:

    1 - Pernil dianteiro com pele de 7 kg
    1 - Cabeça de alho
    02 - Cebolas medias
    1 - Copo de vinho branco seco ( 200 ml )
    1 - Xícara chá de água
    2 - Colheres sopa bem cheia de sal
    4 - Folhas de louro
    2 - Pimentas dedo de moça
    2 - Xícara de chá de vinagre branco (uma para lavar o pernil) 

Para o Molho
 
    6 - Cebolas medias fatiadas
    4 - Tomates maduros em fatias
    2 - Colheres salsinha picada (Opcional)
    Sal e Pimenta a gosto
 
Modo de Preparo:

Pegue o pernil coloque em um recipiente com água e vinagre (UM COPO) e deixe por 15 minutos, esfregue bem e lave com água para que fique limpo e sem sangue.

Enxugue bem e com uma faca faça furos para que colocar o tempero (NÃO FURE O COURO)

Pegue os temperos, sal, cebolas, alho, vinho, água (UMA XICARA CHÁ) e um pouco do vinagre (1 xícara café) bata tudo no liquidificador.

Pegue o pernil que esta furado coloque o dedo no sal e enfie nos buracos que foram feitos e junto coloque um pedaço de pimenta (dedo de moça) repita isto ate que se certifique que esteja feito em todos os buracos (aproximadamente 20)

Com um injetor de temperos coloque o tempero batido e distribua por todo o pernil de forma a não furar a pele em hipótese alguma.

Pegue um saco plástico coloque o pernil dentro e despeja o resto do tempero coloque o louro e amarre o saco colocando em uma forma e deixando por 2 dias na geladeira no tempero (vire pelo menos 2 vezes o pernil para que o tempero fique homogêneo.

Pegue 2 tijolos ( pode ser assadeira com grade) e cubra com papel alumínio, coloque em uma forma,(serve para o pernil não ter contato com a assadeira ) retire o pernil do saco plástico e coloque em cima dos tijolos com a pele virada para cima (isto é para ele não ter contato com a assadeira) passe óleo na pele do pernil (isto serve para o papel alumínio não grudar na pele) e cubra com papel alumínio por cerca de 2 horas em fogo médio 120 a 140 graus,

Tire o papel alumínio e verifique se a assadeira não esta seca (caso esteja queimando adicione água e óleo) e em fogo brando (100 a 110 graus) deixe por mais 3 a 4 horas ou ate que esteja crocante e dourado.

Preparo do molho

Na assadeira que foi feito o pernil com o chamado fundo de panela (assadeira) coloque a cebola e os tomates e em cima do fogão com um boca acesa vá mexendo e incorporando o tomate a cebola com molho da assadeira, (ver na foto), coloque sal, pimenta e sirva com o pernil que devera estar fatiado e aquecido junto à assadeira e o molho.