quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Coxinha de Atum



Ingredientes:
 
Recheio

    2 latas de atum escorrido
    1/2 cebola picada
    1 colher (sopa) de coentro picado
    2 colheres (sopa) de limão
    1 colher (sopa) de alho picado
    20 g de aveia em flocos finos (1/4 xícara de chá)
    sal e pimenta dedo-de-moça picada a gosto

Massa

    600 g de inhame cozido e amassado com o garfo (já frio)
    1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
    1 gema
    2 sachês de caldo de legumes em pó
    1 colher (sopa) de salsa picada
    sal a gosto

Para empanar

    1 clara batida com 1 colher (chá) de azeite ()
    farinha de rosca misturada com colorau a gosto (para empanar)
 
Modo de Preparo:
 
Recheio

1 - Numa tigela coloque 2 latas de atum escorrido, 1/2 cebola picada, 1 colher (sopa) de coentro picado, 2 colheres (sopa) de limão, 1 colher (sopa) de alho picado, 20 g de aveia em flocos finos, sal e pimenta dedo-de-moça picada a gosto e misture bem. Reserve.
 
Massa

2 - Coloque numa outra tigela 600 g de inhame cozido e amassado com o garfo (já frio), 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 gema, 20 g de aveia em flocos finos, 2 sachês de caldo de legumes em pó e 1 colher (sopa) de salsa picada, sal a gosto e misture bem até formar uma massa firme e homogênea.
 
Montagem

3 - Com uma colher pegue uma porção de massa e abra um disco nas palmas das mãos (untadas com água). Coloque um pouco de recheio de atum (reservado acima) e feche a massa formando uma coxinha. Repita este procedimento até terminarem os ingredientes.

4 - Passe cada coxinha em 1 clara batida com 1 colher (chá) de azeite e em seguida na farinha de rosca misturada com colorau a gosto. Coloque as coxinhas numa assadeira forrada com papel manteiga e untada com azeite e leve ao forno médio pré-aquecido a 250 graus por +/- 10 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.